Notícias Relacionadas

Informações importantes ao setor de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional.

DICAS PARA UMA BOA CONSULTORIA EM SST

Na hora de contratar serviços de assessoria, principalmente depois do e-social, as empresas precisam ter cautela para não ter prejuízos no final.

Apesar das dificuldades financeiras, as empresas contratantes devem buscar a qualidade dos serviços em consultoria, sem margem para erros nos investimentos. As exigências a serem cumpridas para ficarem em dia com o eSocial – SST aumentaram, assim como os serviços a serem prestados e, consequentemente, os valores cobrados pelas consultorias.

Para que essas empresas consigam cumprir com as obrigações, elas precisam investir na compra de softwares de gestão para parametrização das informações e atualização constante das alterações pelas quais o eSocial passa e na preparação ou contratação de profissionais para atuar na área específica.

É preciso ficar atento às consequências de uma consultoria contratada que não atenda as necessidades da empresa, não levando em conta as exigências do eSocial. A contratante pode não conseguir enviar as informações solicitadas, deixando de cumprir prazos e ficando sujeita a penalidades que podem comprometer seu negócio.

Segundo especialistas, as consequências para quem contrata uma assessoria sem qualificação adequada, são: avaliação dos riscos ocupacionais não abordados corretamente; enquadramento do adicional de insalubridade e periculosidade concluído de maneira inadequada; enquadramento do financiamento da aposentadoria especial de maneira inadequada (gerando possíveis ações regressivas pela Previdência Social); PPRA sem antecipação de riscos, sem avaliação anual, sem avaliação da eficácia das medidas de proteção, sem a estrutura pedida no subitem 9.2.1 da NR 9 (referente à estrutura mínima do PPRA); PCMSO sem interação com o PPRA, gerando atestados ocupacionais inconsistentes.

Ainda segundo especialistas, é preciso considerar, também, as perdas com multas, a responsabilidade cível e criminal decorrente da falta de controle dos agentes agressores no ambiente de trabalho, as consequências na imagem da corporação, eventual desgaste com Termos de Ajuste de Conduta, além de ter de voltar ao mercado e identificar outra prestadora de serviços de SST que, de fato, atenda às necessidades.

Confira abaixo os Principais Requisitos para uma boa consultoria:

Tabela com os principais requisitos para uma boa consultoria elaborado pela Revista Proteção.

Ref.: Revista Proteção, Saúde e Segurança do Trabalho (Digital): Consultorias em SST – Assessoria é coisa séria. Por Martina Wartchow. Editora Proteção Publicações. Ed. 325, p. 46-48, Janeiro/2019.

 

Data da postagem:

Tags:

Postagens Recentes:

Fale conosco

Entre em contato. Nosso horário de atendimento é das 8 hs às 17 hs, no telefone: (11) 4584-6693.

Empresa

Prestação de serviços de assessoria, consultoria e treinamento nas áreas de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional desde 1999.

Contato