Descubra neste artigo porque isso vem acontecendo e como solucionar de forma simples e sem muito custo financeiro para sua empresa.
Devido à falta de conhecimento ou de recursos financeiros, a gestão em Saúde e Segurança (SST) está sendo negligenciada em muitas das empresas brasileiras. O principal desafio a ser superado pelas micro, pequenas e médias empresas, apontado por especialistas, é a desinformação.
Dois pontos geram este desafio às organizações, o primeiro seria o fato de encontrarem dificuldade para assimilar a complexa legislação brasileira relativa à saúde e segurança do trabalho, muito devido a não obrigação de constituir um Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho. E o segundo ponto é a chamada “indústria do papel”, onde programas como PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) viram apenas documentos feitos para serem guardados na gaveta e apresentados em caso de fiscalização ou processo judicial.
Por isso, a importância das micros, pequenas e médias empresas de contar com especialistas para dar suporte e respaldo para suas ações. Muitas consideram seus recursos financeiros limitados e deixam de investir na gestão de riscos, porém precisam entender que muitas das soluções em Saúde e Segurança do Trabalho são simples e não comprometem suas receitas.
Confira abaixo algumas dicas para uma gestão de SST adequada:
Ref.: Revista Proteção, Saúde e Segurança do Trabalho (Digital): Fora de Controle. Por Raira Cardoso. Editora Proteção Publicações. Ed. 313, p. 40, 48, 52 e 54. Janeiro/2018.