11 4584-6693 | 11 9 9941-5866 | 11 9 9934-2054 ambiental@ambientalsegurancatrabalho.com.br

Profissionais precisam elaborar planos de ação para evitar contágio do novo coronavírus em ambientes de trabalho.

A crise do novo coronavírus exigiu que muitas empresas adaptassem a forma de trabalho. Home office, regras de distanciamento, higiene e outras práticas de prevenção da Covid-19 precisaram ser implantadas.

Com a retomada das atividades do setor industrial, profissionais da área de saúde atuando na linha de frente dos atendimentos e estabelecimentos comerciais se adequando ao novo normal, estratégias em segurança do trabalho precisaram ser colocadas em prática com mais rigor.

Com a pandemia, esses profissionais ganharam um protagonismo maior, concentrando seus esforços não só em prevenir acidentes de trabalho, mas em identificar os riscos de contaminação no ambiente, em realizar o levantamento de materiais e equipamentos de segurança necessários em cada setor e elaborar planos de ação para evitar o contágio do novo coronavírus nas empresas.

A Dina Mara Martins é técnica em segurança do trabalho em Pinheiral, RJ, e explica que, durante a pandemia, manter a segurança nas empresas tem sido um trabalho realizado por muitas mãos. “ Uma equipe de profissionais, entre eles os técnicos em segurança de trabalho, realiza o treinamento dos profissionais dentro das empresas. Passamos todas as informações sobre como fazer o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual e dos Equipamentos de Proteção Coletiva. No momento estamos orientando sobre o uso correto do álcool em gel, que tem causado alguns acidentes. Dependendo do local o profissional não pode fazer uso do álcool”.

Em uma fábrica de bebidas, que fica em Resende, foram colocadas em prática adaptações para manter a segurança dos profissionais. O Flávio Bolsoni é coordenador de segurança do trabalho da Firjan Sesi e ajudou na elaboração de um plano de segurança durante a retomada das atividades na empresa.

“ Voltamos a atenção para a questão do distanciamento dentro dos parques industriais, refeitórios e áreas administrativas. Produzimos protocolos de medição de temperatura e higienização das mãos. Nos concentramos na gestão de risco e em manter um ambiente seguro e saudável para os colaboradores”.

Para a gerente de recursos humanos Ana Paula Gonçalves, a área de segurança do trabalho assumiu um protagonismo expressivo nas empresas em tempos de pandemia. “ Esses profissionais nos ajudam a repassar nossa comunicação de forma clara, a fim de que todos os colaboradores possam entender a importância de cumprir cada procedimento”.

Ref.: Portal G1  G1 Sul do Rio e Costa Verde, Agosto/2020.

× Como posso te ajudar?